segunda-feira, 12 de setembro de 2011

MOMENTO BEM-ESTAR: COMO LIDAR COM COMPORTAMENTO INADEQUADOS

Estamos inaugurando um novo espaço de contato com o associado internauta. É um editorial mensal, que trás assuntos variados e com enfoque na saúde, bem-estar e qualidade de vida e do trabalho dos profissionais da beleza.

Iniciamos com um assunto corriqueiro e que ocorre nas melhores empresas, famílias e locais de trabalho. Os comportamentos inadequados. Eles podem ser:

- os que interferem no ambiente de trabalho: fofocas, intrigas, discussões, explosões de raiva, brincadeiras fora de hora, entre outros.

- os que atrapalham o desempenho do funcionário e conseqüentemente os resultados financeiros da empresa: atrasos, faltas, uso abusivo da internet, uso do celular ou veículo da empresa para questões particulares, conversas pessoais em horário de expediente, etc.

- os que ferem a ética: mentira, desvios de equipamentos e uso de horários da empresa para ganhos particulares, assédio moral, que é uma forma “antiga” com nome “novo”, de encarar fatos corriqueiros entre pessoas no ambiente de trabalho. “Assédio é tudo que tem a intenção de agredir, depreciar ou ferir. É algo subjetivo, podendo ser, simples risos e piadas de mau-gosto que denigrem o trabalhador”.

São fruto de pessoas que não têm consciência de que seu comportamento é nocivo ao outro, ou sabendo das conseqüências negativas do seu comportamento sobre os outros, não conseguem mudar, não sabem como ou não aprenderam formas assertivas ou ainda, não querem mudar o comportamento.

Como lidar com os comportamentos inadequados? A melhor ferramenta é o feedback, que significa devolver, e em livre tradução é falar sobre como as pessoas percebem o problema, e deve ser utilizado dentro de um programa continuado de treinamento e desenvolvimento dos funcionários.

Ao promover um programa de desenvolvimento de pessoas, estamos oferecendo condições para que as pessoas adquiram autoconhecimento e desenvolvam habilidades interpessoais, reproduzindo formas adequadas de comunicação e de comportamento. Em outras palavras, estimula-se o desenvolvimento do maior bem de uma organização: os profissionais que a compõem.

Para mais informações e ver algumas fontes de pesquisa sobre o tema, acesse: hvalue.wordpress.com; www.cefint.com.br ; www.assediomoral.org.
Eu sou Cristine Costa, psicóloga, especialista em psicoterapia clínica e com experiência em saúde, bem estar e qualidade de vida em empresas. Escreva pra mim, cristinecosta.sindicato@gmail.com. Espero sua dúvida, crítica ou sugestão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário