
Assuntos que têm sido recorrentes nas conversas com profissionais da beleza e donos de
salão desde que comecei a dar consultoria aqui no SINCA, são a ética, o coleguismo e o
bom atendimento no mercado da beleza.
São inúmeras as situações embaraçosas e constrangedoras que ouvimos por aqui.
Profissionais criticando o trabalho de colegas, tentando se valorizar ou auto-promover
com os clientes. Pessoas que se descuidam da aparência pessoal e do asseio com o
material de trabalho, fofocas com colegas e clientes. Enfim, um ambiente estressante,
que afasta clientes ao invés de atraí-los.
Todos são suscetíveis a um clima pesado e desarmônico, o desconforto e a tensão gerados
são perceptíveis no tom de voz, no olhar e na maneira de agir. O que o seu cliente
procura? Com certeza, pessoas com qualificação profissional, um espaço diferenciado,
confortável e acolhedor. Isto não se consegue somente com o espaço físico. Precisamos
também, avaliar nossa postura frente aos clientes e colaboradores.
- Você seria seu próprio cliente?
- Se fosse, você estaria satisfeito com o atendimento recebido?
- O seu atendimento poderia ser considerado ético?
Quando você pensa ter difamado a imagem de um colega com fofocas e críticas ao
trabalho dele, você prejudica a si mesmo e ao local onde você trabalha, pois o cliente não
vê você, ele vê a empresa que você representa. E para o sucesso deste negócio, como diz
Patrícia Gesser, consultora empresarial do ramo da beleza, são necessários “técnicas
profissionais excelentes, mas principalmente disciplina comportamental, coleguismo,
ética, espírito de equipe, harmonia e comprometimento com a empresa”.
Separei algumas noções de comportamentos éticos:
- Conquiste e mantenha bons relacionamentos . Conviva com pessoas que você admira
pela postura e competência, aprenda com elas;
- Faça a sua parte e um pouco mais: Seja disponível para outras oportunidades, busque
seu crescimento aprimorando suas habilidades pessoais e profissionais.
- Contribua com todos: esta postura é a melhor maneira de trazer atitudes positivas para
seus colegas. O inverso, pensar apenas no seu trabalho, não inspira credibilidade.
- Comporte-se: sua postura no trabalho pode deixá-lo vulnerável! Não dê margem a
fofocas. Evite o "diz- que- me- disse". Sempre pense qual a postura você gostaria que os
colegas tivessem se a fofoca ou fuxico fosse sobre você. Isso demonstra maturidade e
respeito pelo outro.
- Trabalhe em grupo . Reconheça que as qualidades dos colegas não vão anular as suas,
acredite que somar é mais saudável do que dividir.
- Roupa suja se lava (SEMPRE) em casa e JAMAIS, na frente de clientes.
Para mais informações e algumas fontes de pesquisa sobre o tema, acesse:
http://gesserconsult.com.br
http://veja.abril.com.br/020797/p_030.html
http://www.assessoriarh.com
Eu sou Cristine Costa, psicóloga, especialista em psicoterapia clínica e com experiência
em saúde, bem estar e qualidade de vida em empresas. Escreva pra mim,
cristinecosta.sindicato@gmail.com. Espero sua dúvida, crítica ou sugestão.
salão desde que comecei a dar consultoria aqui no SINCA, são a ética, o coleguismo e o
bom atendimento no mercado da beleza.
São inúmeras as situações embaraçosas e constrangedoras que ouvimos por aqui.
Profissionais criticando o trabalho de colegas, tentando se valorizar ou auto-promover
com os clientes. Pessoas que se descuidam da aparência pessoal e do asseio com o
material de trabalho, fofocas com colegas e clientes. Enfim, um ambiente estressante,
que afasta clientes ao invés de atraí-los.
Todos são suscetíveis a um clima pesado e desarmônico, o desconforto e a tensão gerados
são perceptíveis no tom de voz, no olhar e na maneira de agir. O que o seu cliente
procura? Com certeza, pessoas com qualificação profissional, um espaço diferenciado,
confortável e acolhedor. Isto não se consegue somente com o espaço físico. Precisamos
também, avaliar nossa postura frente aos clientes e colaboradores.
- Você seria seu próprio cliente?
- Se fosse, você estaria satisfeito com o atendimento recebido?
- O seu atendimento poderia ser considerado ético?
Quando você pensa ter difamado a imagem de um colega com fofocas e críticas ao
trabalho dele, você prejudica a si mesmo e ao local onde você trabalha, pois o cliente não
vê você, ele vê a empresa que você representa. E para o sucesso deste negócio, como diz
Patrícia Gesser, consultora empresarial do ramo da beleza, são necessários “técnicas
profissionais excelentes, mas principalmente disciplina comportamental, coleguismo,
ética, espírito de equipe, harmonia e comprometimento com a empresa”.
Separei algumas noções de comportamentos éticos:
- Conquiste e mantenha bons relacionamentos . Conviva com pessoas que você admira
pela postura e competência, aprenda com elas;
- Faça a sua parte e um pouco mais: Seja disponível para outras oportunidades, busque
seu crescimento aprimorando suas habilidades pessoais e profissionais.
- Contribua com todos: esta postura é a melhor maneira de trazer atitudes positivas para
seus colegas. O inverso, pensar apenas no seu trabalho, não inspira credibilidade.
- Comporte-se: sua postura no trabalho pode deixá-lo vulnerável! Não dê margem a
fofocas. Evite o "diz- que- me- disse". Sempre pense qual a postura você gostaria que os
colegas tivessem se a fofoca ou fuxico fosse sobre você. Isso demonstra maturidade e
respeito pelo outro.
- Trabalhe em grupo . Reconheça que as qualidades dos colegas não vão anular as suas,
acredite que somar é mais saudável do que dividir.
- Roupa suja se lava (SEMPRE) em casa e JAMAIS, na frente de clientes.
Para mais informações e algumas fontes de pesquisa sobre o tema, acesse:
http://gesserconsult.com.br
http://veja.abril.com.br/020797/p_030.html
http://www.assessoriarh.com
Eu sou Cristine Costa, psicóloga, especialista em psicoterapia clínica e com experiência
em saúde, bem estar e qualidade de vida em empresas. Escreva pra mim,
cristinecosta.sindicato@gmail.com. Espero sua dúvida, crítica ou sugestão.
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