Saiba quais as técnicas de depilação que são mais adequadas para você
De que forma você prefere se depilar? Com cera, lâmina, pinça, creme depilatório ou aparelho elétrico? Opções não faltam, mas quais são as melhores para a pele, que não causam alergias ou ressecamento? Existem ainda técnicas de depilação definitiva que utilizam aparelhos com tecnologias avançadas como laser e luz pulsada.
Estar com a pele sempre lisinha e livre de pelos realmente dá trabalho às mulheres que precisam regularmente partir para um método de depilação todo mês ou a cada 15 dias (ou até menos) dependendo da técnica escolhida. Seja para as pernas, virilha, axilas, como para as sobrancelhas e buço que estão sempre à mostra. No inverno até é possível não realizar o processo tão constantemente, pois as partes do corpo estão sempre mais cobertas. Mas no verão o que vale é pele à mostra, saias, regatinhas, bermudas, shorts e então estar com a depilação em dia é primordial.
Aqui no Brasil as técnicas de depilação são bem variadas e o público feminino busca sempre novidades. Inclusive o nosso país lançou tendência mundial com a Brazilian Wax: técnica feita com cera (quente ou fria) para depilar a virilha que deixa apenas um filete de pelos no monte de Vênus e faz o maior sucesso até nos salões mais finos de Nova York e entre as celebridades.
Apesar de todas as opções disponíveis, há quem prefira não utilizar nenhuma e apenas descolorir os pelos mais evidentes. Para quem é bem branquinha e de cabelos bem claros, esse estilo pode até ser adequado, pois geralmente esse biótipo possui realmente menos pelos. Mas o que vale é se sentir confortável com o tipo de depilação escolhido, que fique bonito e não agrida a sua pele.
Quais as melhores opções para você?
Se você tem a pele resistente e não tem problemas com o arranca e puxa das técnicas com cera, essas são ótimas opções, pois tiram os pelos pela raiz e deixam a pele lisinha por muito mais tempo. Manter a pele sempre bem hidratada também facilita a retirada dos pelos e deixa o visual ainda mais bonito e o toque suave.
No entanto, existem muitas mulheres que têm a pele muito delicada, propensa a alergias, irritações, pelos encravados e são até mais sensíveis a um pouquinho de dor que algumas técnicas podem causar. Para todos os casos há uma ótima solução. Confira abaixo:
Cera fria
O método utiliza uma camada fina de cera aplicada em lâminas de celofane que são colocadas na pele com uma leve pressão e depois puxa-se rapidamente para arrancar os pelos pela raiz. Apesar de ser uma das técnicas mais utilizadas no Brasil, ela está sendo aos poucos substituída pela cera quente que causa menos irritação.
A cera fria, por estar em temperatura ambiente não abre os poros e pode ser mais agressiva, causando um pouco de dor, ressecando a pele e causando foliculite, que é a inflamação de um pelo encravado ou aquelas bolinhas que surgem em algumas áreas e deixam a pele mais áspera. As áreas mais indicadas para a cera fria são as pernas, axilas e buço.
O custo de uma sessão de depilação com cera fria vai depender da extensão que será feita, mas pode chegar a 40 reais. Porém, há nas lojas de cosméticos diversas opções para você fazer em casa e sai bem mais em conta, principalmente se você quiser depilar áreas como a do joelho para baixo. Existem loções calmantes a base de camomila e aloe vera para retirar os resíduos de cera e hidratar a pele após o procedimento. A depilação com cera fria dura em média de 20 a 30 dias.
Cera quente
A técnica de depilação com a cera quente é atualmente a mais utilizada nos salões de beleza e estética no Brasil, pela eficácia e preço. Geralmente formulada com mel e algas, a cera é aquecida e aplicada sobre a pele e depois de endurecer levemente é puxada no sentido contrário do crescimento dos pelos para arrancá-los. O calor do produto faz com que os poros se abram, deixando a retirada dos pelos mais facilitada e causando menos dor.
Esse método pode ser realizado em diversas partes do corpo: nas pernas, virilha, axila, barriga, ânus e até nas sobrancelhas. Normalmente é com ela que é feita a depilação íntima que retira os pelos pubianos, a chamada Brazilian Wax ou “moicano” como também é conhecida. O custo de uma sessão pode chegar a cerca de 50 reais e tem a duração de 20 a 30 dias. Só é preciso estar de olho e sempre questionar os lugares onde você irá realizar o procedimento, pois muitos salões reutilizam a cera descartada e pode ser um foco de infecções muito perigoso.
Lâmina
A depilação com a lâmina é a mais rápida, indolor, fácil e barata. Porém, não é a mais eficaz, pois dura muito pouco porque o pelo é só cortado superficialmente. Geralmente utilizada em casos de “emergência” quando surge uma festa ou um convite inesperado para pegar um solzinho, a lâmina é a salvadora momentânea para raspar as pernas ou axilas.
Como dura no máximo três dias, a depilação com lâmina precisa ser refeita mais vezes. Por isso, exige também mais cuidado para não fazer cortes na pele. A frequência do uso também pode causar alergias e foliculite. Se optar por essa opção, utilize sempre lâminas novas para não causar infecções.
Creme depilatório
Assim como a lâmina, o creme depilatório também é uma forma fácil, rápida e indolor de se livrar dos pelos. Mas também não dura muito: no máximo 10 dias. Quem opta por essa opção geralmente a realiza em casa mesmo.
O creme depilatório possui reagentes químicos que atingem o pelo e o dissolve de certa forma. O processo é fácil: é só aplicar uma camada do creme e depois passar uma espátula (que acompanha o kit encontrado nas lojas de cosméticos) e retirar o produto.
O resultado é rápido, com pernas lisinhas e macias, pois alguns produtos também possuem ingredientes emolientes e hidratantes.
No entanto, para quem é sensível ou alérgica a produtos químicos, a cera depilatória pode causar irritações. O cheiro de alguns produtos também é forte e pode causar certo incômodo. Os cremes depilatórios podem ser encontrados com o preço de 14 a 30 reais.
Linha
A técnica milenar da linha - já utilizada por árabes, indianos e egípcios há mais de dois mil anos - ganhou espaço desde que chegou ao Brasil, sendo a preferida entre as celebridades, pois define o desenho de forma superbonita, não oferece riscos de alergias e o melhor: dói menos do que os outros procedimentos. A técnica utiliza um pedaço de linha e usando o indicador e o polegar das duas mãos, a profissional cruza a linha sobre os pelos, formando um “X”, passando-a sobre a pele. Dessa forma, os pelos se enroscam na linha e acabam sendo retirados pela raiz.
Indicada para pelos do rosto, como buço e sobrancelhas. Além disso, é usada para “limpar” o rosto da penugem fininha. No entanto, essa técnica é cara, podendo chegar a 75 reais ou mais dependendo do salão e da área depilada.
Aparelhos
Os aparelhos de depilação podem ser movidos à energia elétrica ou bateria e funcionam com mecanismos que puxam os pelos pela raiz. Existem também os aparelhos roll on que aquecem a cera que é retirada com lâminas de papel especial.
Os aparelhos elétricos e a bateria custam mais do que as técnicas comuns, porém têm a vantagem de estar disponível para você sempre que precisar. Assim, o benefício cobre os custos que você tinha com outros métodos rapidamente. Porém, a depilação com os aparelhos podem doer um pouquinho e não são indicadas para áreas como a virilha.
Pinça
Depilar com pinça é prático, barato, pode ser feito no salão ou em casa. Porém vale somente para pequenas áreas do rosto (como sobrancelhas e buço) e retoques de áreas já depiladas, onde há alguns pelos que não foram arrancados. No entanto, para as mais sensíveis, essa opção pode ser dolorosa.
Técnicas de depilação definitiva:
Eletrólise: Esse método é também chamado de eletrocoagulação e feito com uma agulha que é introduzida no folículo piloso que aplica uma carga elétrica na raiz para queimá-la e impedir a produção de pelos. O tratamento é demorado, caro e doloroso, podendo durar até dois anos. Mais indicado para pequenas regiões do corpo.
Laser e Luz Pulsada: Esses procedimentos são indicados para pessoas de pele clara e pelo escuro, pois o sistema trabalha por pigmentação da melanina: ele reconhece o pigmento escuro e envia a energia para o folículo, destruindo ou retardando a capacidade de produção de novos fios. Indicada para virilha, abdômen, costas e pernas. É contra indicada para grávidas, pessoas recém-bronzeadas ou com alguma inflamação na pele.
Laser Diodo: É um dos mais modernos tratamentos e indicado para pequenas áreas do corpo. Ele emite alta concentração de energia e possui um mecanismo que protege a pele, evitando assim o aparecimento de manchas, principalmente em peles morenas e negras. Também é contra indicado para grávidas, pessoas recém-bronzeadas ou com alguma inflamação na pele.
FONTE: CLAUDIA BORGES
Nenhum comentário:
Postar um comentário